WEBMAIL FALE CONOSCO
    HOME     MANICORÉ     AMAZONAS     NOTÍCIAS     POLÍTICA     EDUCAÇÃO     SAÚDE     CLASSIFICADOS     OPINIÃO     ENTRETENIMENTO     FOTOS & FESTAS     PUBLICIDADE     QUEM SOMOS
BEM VINDO - MANICORÉ, .  

notícia publicada em 20/05/2013 às 09:53:10

Distrito Sanitário apura 79 casos de tuberculose em aldeia indígena de Manicoré
Dsei realizou exames em 207 indígenas do Polo Base Boca do Jauari.
 
Girlene Medeiros
  
 
 Créditos da Foto: Divulgao 

Um inquérito epidemiológico apura suspeita de surto de tuberculose na comunidade indígena Lago do Capanã Grande, que é assistida pelo Polo Base Boca do Jauari, comunidade rural de Manicoré, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (Dsei Manaus). Na comunidade, 79 índios foram identificados com sintomas da doença na ação de controle do Dsei realizada entre os dias 19 e 27 de março deste ano.

O controle da tuberculose nas áreas indígenas vem sendo intensificado pelo Dsei que responde por 17 municípios amazonenses, conforme o órgão. Três enfermeiras e dois técnicos permaneceram por sete dias no município e avaliaram o estado de saúde de 207 indígenas dos 414 integrantes das oito aldeias da cidade. Os 79 índios diagnosticados com o sintomas da doença apresentaram tosse com mais de duas semanas e foram identificados após realizaram exame de Bacilo Álcool - Ácido Resistente (BAAR) e cultura de secreção no método Ogawa Kudoh.

Conforme a enfermeira Wildys Feitosa, coordenadora da Ação de Tuberculose no Lago Capanã Grande, a cultura indígena de isolamento da área urbana favorece a aparição de doenças que podem ser controladas facilmente se diagnosticadas no início do desenvolvimento do vírus. O tratamento da tuberculose dura cerca de seis meses, segundo ela.

"Detectar casos precoces é imprescindível para o controle da tuberculose senão pode virar um surto na comunidade. No entanto, só conseguimos fazer exames em 50% dos indígenas porque os demais não foram encontrados por estarem em caça durante os dias em que estivemos lá”, ressaltou a enfermeira.

Segundo Wildys, a equipe montou um laboratório na aldeia após receber informações de que a área tem histórico de apresentar grande quantidade de atingidos por tuberculose. Outro procedimento é a realização do exame de raio-x. No entanto, Manicoré indispõe de poucos pneumologistas que atenda a necessidade do Dsei e a coleta realizada nas aldeias é transferida à Policlínica Cardoso Fontes, em Manaus. "Firmamos uma parceria com o município de Manicoré e a equipe da cidade envia os materiais para Manaus", afirmou a coordenadora do Dsei.

Após 15 dias da realização dos primeiros exames, a Secretaria de Saúde de Manicoré enviou 17 exames de raio-x. Desses, sete indígenas iniciaram o tratamento contra a tuberculose a partir da liberação de medicamentos da Coordenação Estadual de Tuberculose. Outros noves índios apresentaram infecção latente.

De acordo com informações do Dsei Manaus, a cidade de Manicoré apresenta casos de tuberculose em indígenas desde 2002. As próximas ações devem ocorrer nas aldeias próximas ao Rio Maici Marmelo, Rio Madeira e Rio Manicoré. "A tuberculose chegou a esse nível porque os indígenas não tratam a doença e ficam anos na mesma situação e vão a óbito na aldeia. Nós registramos muitos casos de abandono de medicamento também", finalizou Wildys Feitosa.


Fonte: G1 Amazonas



Comentários
 
 Mais notícias de Saúde
 
Deputado Platiny Soares vota a favor da recomposição ... AM (v. 0)
 
Vereador Clovis indica aparelho de Ultrassonografia par...8 (v. 0)
 
Omissão de socorro em Manicoré revolta população (v. 0)
 
Vereador Clovis solicita medicamentos e equipamentos de... (v. 0)
 
Vereador Clovis solicita nova ambulância e terraplanag...a (v. 0)
    HOME     MANICORÉ     AMAZONAS     NOTÍCIAS     POLÍTICA     EDUCAÇÃO     SAÚDE     CLASSIFICADOS     OPINIÃO     ENTRETENIMENTO     FOTOS & FESTAS     PUBLICIDADE     QUEM SOMOS

  

Travessa Pedro Tinoco - 137 - Centro - Manicoré - Amazonas
(97) 98802-8283

Email: gabrieljornalistaam@hotmail.com
Email: contato@folhademanicore.com.br

Jornalista Responsável
Gabriel Caetano
MTB 767/AM

Todos dos direitos reservados a Jornal Folha de Manicoré - Compromisso com a Verdade | Desenvolvido por Neo WebDesign