WEBMAIL FALE CONOSCO
 
    HOME     MANICORÉ     AMAZONAS     NOTÍCIAS     POLÍTICA     EDUCAÇÃO     SAÚDE     CLASSIFICADOS     OPINIÃO     ENTRETENIMENTO     FOTOS & FESTAS     PUBLICIDADE     QUEM SOMOS
BEM VINDO - MANICORÉ, .  

notícia publicada em 05/11/2018 às 13:06:40

Investimentos em religadores automáticos deixa Sistema de Energia Elétrica mais eficiente em Manicoré
 

  
 
 Créditos da Foto: Religador Instalado na Rede que liga uma das comunidades da zona suburbana 

A Eletrobras Distribuição Amazonas por meio da Diretoria de Geração Distribuída, Departamentos e liderança de Manicoré instalou 12 religadores automáticos monofásicos no município. O projeto piloto visa avaliar a viabilidade da instalação dessa nova tecnologia, possibilitando a realização de estudo de coordenação e determinação dos locais de suas aplicações, beneficiando 7 comunidades da zona suburbana de Manicoré.

Com a instalação dos novos equipamentos, a rede elétrica de Manicoré apresenta-se mais protegida, tanto na área urbana quanto na rural, evitando atingir a Usina Termelétrica (UTE) com possíveis desligamentos.

As exigências cada vez mais rigorosas feitas pelo o órgão regulador do setor elétrico, bem como pelos consumidores, têm levado as concessionárias de energia a buscar alternativas para manter os índices de qualidade e continuidade do fornecimento de energia.

A partir desse cenário, propõe-se estudo e aplicação da tecnologia de religadores monofásicos para evitar a queima desnecessária de elos fusíveis na rede de distribuição, mais especificamente em áreas rurais.

O religador monofásico atua em rede de distribuição de até 15 KV, onde o equipamento detecta a sobrecorrente e abre em menos tempo do que a atuação do elo fusível, permanecendo aberto por um determinado período de tempo, permitindo que o dano na rede de distribuição seja eliminado e a corrente volte a fluir normalmente evitando a queima do elo fusível. A vantagem desse sistema é que os consumidores do circuito onde está instalado o religador são afetados por menor período de tempo, não sendo necessário acionar uma equipe de emergência para substituir elo fusível queima.

Vale ressaltar que, quando o dano na rede de distribuição é permanente, o religador realiza até quatro testes e, não sendo possível retornar com o fornecimento de energia, uma equipe de emergência deve ser acionada para reparar a falha e retornar com o religador.

Os danos transitórios na rede de distribuição podem ser causados por sobretensão gerada por isoladores danificados que propiciam arco elétrico, descargas atmosféricas ou contatos momentâneos, contaminação do isolador pela poeira, galhos e pássaros na rede, dentre outros. Acerca dos danos permanentes, estes necessitam da atuação das equipes da Distribuidora para conserto da rede de distribuição e restabelecimento do fornecimento de energia elétrica. Em sua maioria, os danos permanentes são provocadas por vegetação sobre a rede, acidentes de trânsitos envolvendo poste, ato de vandalismo ou poste de madeira deteriorado.

A instalação de religadores automáticos é uma nova estratégia de proteção, a qual usa um sistema smart grid (sistema inteligente) que atua imediatamente eliminando as faltas de energia momentâneas para os clientes dos alimentadores principais comprometendo somente os clientes das áreas afetadas. Este método é econômico para a concessionária e para seus clientes melhorando a confiabilidade do sistema.

Confira as comunidades beneficiadas:
• 03 na Comunidade de Democracia;
• 03 na Barreira do Matupiri;
• 02 na Estrada do Sindicato;
• 01 na Estrada do Inajá;
• 01 na Estrada do Atininga;
• 01 no Estirão;
• 01 na Comunidade do Igarapé Grande.


Fonte: Folha de Manicoré



Comentários

Mais fotos para esta notícia
 
 Mais notícias de Manicoré
 
Investimentos em religadores automáticos deixa Sistema ... (v. 0)
 
Mulher é presa por maus tratos ao filho de 1 ano em Man... (v. 0)
 
Platiny solicita realização de audiência públicas nos m... (v. 0)
 
Vereador Junhão e Burrin estiveram na Casa Civil com a ... (v. 0)
 
Junhão e Burrin buscam apoio em Brasília para anular at... (v. 0)
    HOME     MANICORÉ     AMAZONAS     NOTÍCIAS     POLÍTICA     EDUCAÇÃO     SAÚDE     CLASSIFICADOS     OPINIÃO     ENTRETENIMENTO     FOTOS & FESTAS     PUBLICIDADE     QUEM SOMOS

  

Travessa Pedro Tinoco - 137 - Centro - Manicoré - Amazonas
(97) 98802-8283

Email: gabrieljornalistaam@hotmail.com
Email: contato@folhademanicore.com.br

Jornalista Responsável
Gabriel Caetano
MTB 767/AM

Todos dos direitos reservados a Jornal Folha de Manicoré - Compromisso com a Verdade | Desenvolvido por Neo WebDesign