WEBMAIL FALE CONOSCO
 
    HOME     MANICORÉ     AMAZONAS     NOTÍCIAS     POLÍTICA     EDUCAÇÃO     SAÚDE     CLASSIFICADOS     OPINIÃO     ENTRETENIMENTO     FOTOS & FESTAS     PUBLICIDADE     QUEM SOMOS
BEM VINDO - MANICORÉ, .  

notícia publicada em 10/05/2018 às 12:24:17

Matupi e outras 13 comunidades vivem expectativa da emancipação
 

  
 
 Créditos da Foto: Vista aérea do distrito de Santo Antonio do Matupi  

O plenário da Câmara dos Deputados deve votar no próximo dia 15 o projeto de lei complementar (137/15) sobre a realização de plebiscitos e estudos para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. A notícia animou os participantes do movimento “Emancipa Brasil”, do qual participam comunidades do Amazonas, como o distrito de Santo Antônio do Matupi.

A garantia de que o tema vai ser votado foi dada pelo presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a parlamentares do movimento Emancipa Brasil.

Representante da bancada federal do Amazonas no movimento, a deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), disse que o distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, e mais 13 localidades no estado estão prontas para serem analisadas.

Ela se referia a comunidades como Canumã, Purupuru, Cacau Pirera, Novo Remanso, Caviana, Campinas do Norte, Balbina, e outros.
Hoje, o Brasil tem 5.570 municípios e o Amazonas, 62.

O distrito de Santo Antônio do Matupi, no km 180 da rodovia Transamazônica (BR-230), no município de Manicoré, já tem uma luta bem adiantada para conquistar a emancipação. No grupo de WhatsApp da campanha “Matupi, emancipação já”, os participantes do movimento comemoraram a votação do tema na Câmara.

O passo a passo

A proposta em análise na Câmara dos Deputados prevê que o processo de emancipação deve ser iniciado com requerimento à assembleia legislativa do respectivo estado. O documento deve ser subscrito por 20% dos eleitores da área, em caso de criação ou desmembramento de município; ou de 3% dos eleitores de cada um dos municípios envolvidos em caso de fusão ou incorporação.

“O projeto de lei devolve a competência das assembleias de legislarem sobre a criação de novos municípios brasileiros, mas sabemos que temos várias áreas que já estão preparadas, com habitantes, economia, prontas para virarem municípios”, disse Conceição.

A deputada disse que outras representações do Amazonas participam do movimento, como a Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalistas do Amazonas (Faddeam) e a União Nacional das Assembleias Legislativas (Unale), à frente o deputado estadual Adjuto Afonso (PDT).

“Essa luta tem várias mãos e eu quero reconhecer o trabalho da federação, que tem como representante o João Taveira, que luta pela emancipação dos municípios do Amazonas. Tenho certeza que essa luta será vitoriosa”, disse Conceição.



Fonte: BNC Amazonas



Comentários
 
 Mais notícias de Destaques
 
Prefeito e ex-prefeito de Manicoré são cassados no TRE ... (v. 0)
 
Professor Paulinho toma posse na Câmara de Manicoré (v. 0)
 
Aleam homenageia colaboradores do projeto da Lei dos Co... (v. 0)
 
Deputado Platiny Soares quer CPI das Licitações instala... (v. 0)
 
Com casa Cheia, Platiny Soares dá largada a pré-candida... (v. 0)
    HOME     MANICORÉ     AMAZONAS     NOTÍCIAS     POLÍTICA     EDUCAÇÃO     SAÚDE     CLASSIFICADOS     OPINIÃO     ENTRETENIMENTO     FOTOS & FESTAS     PUBLICIDADE     QUEM SOMOS

  

Travessa Pedro Tinoco - 137 - Centro - Manicoré - Amazonas
(97) 98802-8283

Email: gabrieljornalistaam@hotmail.com
Email: contato@folhademanicore.com.br

Jornalista Responsável
Gabriel Caetano
MTB 767/AM

Todos dos direitos reservados a Jornal Folha de Manicoré - Compromisso com a Verdade | Desenvolvido por Neo WebDesign