WEBMAIL FALE CONOSCO
 
    HOME     MANICORÉ     AMAZONAS     NOTÍCIAS     POLÍTICA     EDUCAÇÃO     SAÚDE     CLASSIFICADOS     OPINIÃO     ENTRETENIMENTO     FOTOS & FESTAS     PUBLICIDADE     QUEM SOMOS
BEM VINDO - MANICORÉ, .  

notícia publicada em 11/04/2016 às 14:41:03

Matupi está entre os dez de 45 distritos no Amazonas que preenchem critérios para se tornar município
 

  
 
 Créditos da Foto: O presidente da Faddeam, João Taveira (de vermelho), participou, nesta quinta, do evento de criação da entidade na Assembleia Legislativa do Estado. Foto: Divulgação 

A Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam) foi criada, na última quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). O presidente da federação, João Taveira, afirmou que a instituição lutará pela aprovação de projeto que tramita na Câmara dos Deputados com o objetivo de devolver às Assembleias Legislativas do País a prerrogativa da criação de municípios.

O Amazonas tem 45 distritos em busca da emancipação, mas apenas dez atendem aos critérios básicos, de acordo com projeto na Câmara, segundo Taveira.

O trabalho do presidente à frente da nova federação para a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados começa neste final de semana, na reunião do 3º Congresso Emancipalista Nacional. Na terça-feira da próxima semana, Taveira também participará, em Brasília, da criação da Frente Parlamentar de Apoio à Emancipação.

“Temos 45 distritos correndo atrás dessa emancipação e acredito que uns dez devam encabeçar essa lista para passar a se tornarem municípios. Neste final de semana, vamos participar do 3º Congresso de Emancipação dos Municípios, que para nós é o primeiro, para definirmos a defesa da aprovação do projeto que tramita na Câmara”, disse João Taveira.

A proposta que tramita na Câmara dos Deputados estabelece que para se criar um novo município, os distritos da Região Norte precisam ter, no mínimo, 6 mil habitantes, economia e infraestrutura fortes.

Os dez distritos que correspondem a estes critérios no Amazonas são Purupuru, do município de Careiro Castanho; Foz do Canumã e Axinim, ambos do município de Borba; Janauacá, do Careiro Castanho; Itapeaçú, de Urucurituba; Novo Remanso, de Itacoatiara; Matupi, de Manicoré; Caviana, que fica entre os municípios de Manacapuru e Beruri; Campina do Norte, de Manacapuru; e o distrito de Mocambo, no município de Parintins.

Taveira disse que esses distritos precisam da emancipação para não ficar na dependência dos prefeitos dos municípios que fazem parte. “Os nossos distritos que estão correndo atrás da emancipação necessitam muito da ajuda dos prefeitos e, com certeza, na hora que for emancipado, isso vai gerar um crescimento muito grande. Outros distritos como Manaquiri, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Iranduba, todos esses tiveram uma avanço muito grande depois da emancipação”, frisou João Taveira.

O deputado Adjuto Afonso (PDT) auxiliou na criação da Federação de Emancipação. O parlamentar defende que a prerrogativa de criar novos municípios seja devolvida para as Assembleias. “O movimento municipalista cresceu e cada Estado criou uma federação ou associação, que é importante para ir ao Congresso Nacional e dizer que temos voz. Precisamos dessa prerrogativa de criação de novos municípios de volta para as Assembleias. Precisamos que essas pessoas sejam ouvidas”, declarou.



Fonte: Folha de Manicoré, com informações D24AM



Comentários
 
 Mais notícias de Manicoré
 
Vereador Junhão e Burrin estiveram na Casa Civil com a ... (v. 0)
 
Junhão e Burrin buscam apoio em Brasília para anular at... (v. 0)
 
Junhão Busca apoio do Dep. Hissa Abraão e do Senador Ed... (v. 0)
 
Manifesto do Vereador Burrin contra criação de Reservas... (v. 0)
 
Manicoré têm mais de 14 mil indícios de irregularidades... (v. 0)
    HOME     MANICORÉ     AMAZONAS     NOTÍCIAS     POLÍTICA     EDUCAÇÃO     SAÚDE     CLASSIFICADOS     OPINIÃO     ENTRETENIMENTO     FOTOS & FESTAS     PUBLICIDADE     QUEM SOMOS

  

Travessa Pedro Tinoco - 137 - Centro - Manicoré - Amazonas
(97) 9145-9007
(97) 8804-2540

Email: gabrieljornalistaam@hotmail.com
Email: contato@folhademanicore.com.br

Jornalista Responsável
Gabriel Caetano
MTB 767/AM

Todos dos direitos reservados a Jornal Folha de Manicoré - Compromisso com a Verdade | Desenvolvido por MR MIDIA